Clima em Manfrinópolis

28º max. 19º min.

Dados do Município

Atualizado em 09 de agosto de 2022


ASPECTOS GEOGRÁFICOS

O município de Manfrinópolis situa-se na região Sudoeste do Paraná possuindo uma área territorial de 217,549 quilômetros quadrados, a uma altitude média de 640 metros acima do nível do mar. Limita-se ao Norte com os municípios de Pinhal de São Bento e Ampére, ao Sul com Flor da Serra do Sul, a Leste com Francisco Beltrão e a Oeste com Salgado Filho.
O Município fica distante 539 quilômetros da Capital do Paraná e pertence à Comarca do município de Francisco Beltrão/PR.
O clima, segundo a classificação de Köeppen, é do tipo CFA, subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco freqüentes, com tendências de concentração das chuvas nos meses de verão, porém sem estação seca definida. A temperatura média dos meses mais quentes é superior a 22º centígrados e a temperatura média das mínimas é de 15º centígrados, com umidade relativa do ar em torno de 70%. A precipitação pluviométrica anual é de 1.950 milímetros.
O relevo varia de, fortemente ondulado, a montanhoso, com altitude nos fundos dos vales, mais baixos em torno de 400 metros e nas áreas mais elevadas, com altitude máxima de 960 metros.
A vegetação primária remanescente é do tipo floresta subtropical subperenifolia, com predomínio de árvores de médio e grande porte.
Os principais cursos de água são: Rio Encantilado, Rio Barra Grande, Rio Sarandi, Rio Tunal e Rio Tamandaré.
As principais comunidades são: São Sebastião da Bela Vista, Santa Terezinha, Bela Vista do Encantilado, Linha Aparecida, Santo Antonio do Divisor, Rio Tunal, Três de Maio, Tamandaré, Bom Jesus, São João, Roncador, Tancredo Bengher, São Jorge, Castelo Branco, São José, Gleba dos Morros, Golin, Muller, Planaltinho e Santa Luzia.

ASPECTOS POPULACIONAIS

As pessoas que nascem em Manfrinópolis recebem o adjetivo pátrio – Encantiladenses, pois antes da sua emancipação, a sede do Município era denominada de Encantilado.

A população, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2000 era de 3.094 habitantes, dos quais, 2.646 residiam na zona rural e apenas 448 na zona urbana do Município, apresentando uma densidade demográfica de 17,48 habitantes por quilômetro quadrado. Em 2007, após a realização do censo realizado pelo IBGE, a população é de 3.306 habitantes.

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS

A atividade principal da população rural é a agricultura, avicultura e produção de leite. Na avicultura, o Município contava, em 2006, com 72 aviários de frangos e 62 avicultores, produzindo anualmente 1.212.200 aves; 16 aviários de peru e 12 avicultores produzindo, mensalmente, 112.000 aves que são abatidas na Sadia de Francisco Beltrão.
Na atividade leiteira, são produzidos, mensalmente, 435,333 litros de leite. O Município tem 20.980 cabeças de gado.
Na agricultura são cultivados o milho, o feijão e o fumo. Na produção de fumo o Município conta com aproximadamente 199 galpões.
As atividades comerciais estão voltadas à fábrica de móveis, mercados com panificadoras, lojas de confecções, loja de móveis, posto de gasolina, madeireira, oficinas mecânicas, ferraria e um laticínio.

ASPECTOS CULTURAIS

O Município, juntamente com o Departamento de Educação e Cultura, promovem, anualmente, no mês de dezembro, o Festival Municipal da Canção e escolha da Miss Manfrinópolis, por ocasião da festa em comemoração ao aniversário do Município.
Cada comunidade do Município possui um padroeiro e estas, por sua vez, promovem festas na data correspondente ao dia do padroeiro. Além dessas, realizam baile de chopp, baile da cerveja, carnaval e outros.
As escolas da rede estadual promovem festas juninas com apresentações de danças, casamento caipira, comidas típicas, entre outras atrações e, as escolas municipais, realizam festas juninas apenas para alunos e professores nas dependências das instituições de ensino.

 ASPECTOS EDUCACIONAIS

No Município, existem sete instituições de ensino: duas da rede estadual, quatro da rede municipal e uma da rede privada, que são:

Colégio Estadual São Cristóvão – Ensino Fundamental e Médio, localizado na sede do Município;
Colégio Estadual Rui Barbosa – Ensino Fundamental, localizada na Linha São Sebastião da Bela Vista;
Escola Municipal Eça de Queirós – Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, localizada na sede do Município;
Escola Rural Municipal Getúlio Vargas – Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, localizada na Linha Santa Terezinha;
Escola Municipal Cecília Meireles – Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries;
Centro Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado – localizado na sede do Município;
Casa Familiar Rural – situada na sede do Município.

No entanto, antes destas instituições se consolidarem no Município e ao longo do processo educacional, algumas escolas, situadas na zona rural, por falta de demanda, tiveram suas atividades cessadas.

Maiores informações poderão ser obtidas no:
Caderno IPARDES – Manfrinópolis – Atualizado em 09.08.2022
Caderno IPARDES – Manfrinópolis de Dezembro/2012.

DEMAIS DADOS:

Município: MANFRINÓPOLIS

CEP: 85.628-000

Endereço: RUA ENCANTILADO, 11 – CENTRO – MANFRINÓPOLIS – PR.

Fone: 46 3562 1086

Fax: 46 3562 1001

Aniversário do Município: 20 de dezembro

População atual: 3.306

Zona Rural: 2.690

Zona Urbana: 616

Eleitores: 2.776

Nome da Prefeita: ILENA DE FÁTIMA PEGORARO OLIVEIRA

Vice-prefeito: TAISLLER GUIMARÃES DA SILVA

Câmara de Vereadores:

Presidente: ALTAIR PANZERA

Demais Vereadores: Ademir da Rosa, Domingos Alberto Rech, Fernando Gandin, José João Machado Neto, Luiz Fernando da Costa, Manoel Vanderlei Lopes, Marcos Antonio Francisconi e Sidney José Thomas.

Datas Comemorativas:
21 de dezembro de 1995 – Emancipação política

25 de julho – Padroeiro São Cristóvão – da Sede

20 de janeiro – Padroeiro São Sebastião – do Distrito
08 de março – Dia Internacional da Mulher

Pular para o conteúdo