Programa atende adolescentes em Manfrinópolis e Salgado Filho Publicado em

jovem-aprendiz

Uma parceria entre os prefeitos Cláudio Gobert, de Manfrinópolis, e Alberto Arisi, de Salgado Filho, garantiu a realização de mais uma turma do programa Menor Aprendiz, destinado a estudantes de 14 a 18 anos. Este programa consiste em uma preparação teórica e prática que facilita o ingresso dos jovens no mercado de trabalho.

O curso beneficia jovens dos dois municípios é desenvolvido através do trabalho em conjunto com as (APMIs) Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Manfrinópolis e Salgado Filho. O Menor Aprendiz é desenvolvido no município de Manfrinópolis, que disponibiliza o espaço físico local e os profissionais que atuam como professores, já o município de Salgado Filho é responsável por fornecer o material pedagógico, transporte escolar e a alimentação.

O curso Menor Aprendiz iniciará dia 19 de agosto. Nessa primeira fase, serão ministradas as disciplinas do módulo básico integrador: Matemática Básica, Português Básico, Formação e Qualidade Pessoal, Relações Interpessoais, Ética, Trabalho e Consumo, Introdução à Informática, Legislação aplicada ao adolescente e Prevenção e Sexualidade.

Em 2014, terá início da segunda fase, que consiste na aprendizagem da parte prática da rotina administrativa e ocorre dentro um escritório modelo. Com a finalidade de permitir uma melhor integração entre a teoria e a prática profissional, os 02 municípios realizaram um teste seletivo e posteriormente, contrataram alunos do curso para trabalhar como estagiários nos diversos departamentos municipais, de acordo com as cotas de porcentagem obrigatória em relação ao quadro de servidores. O contrato tem duração de 02 anos e o estágio é remunerado. Os demais alunos serão encaminhados para contratação na área privada. A previsão para o término do curso é setembro de 2015.

Ao investir nesse programa, os dois municípios contribuem para a formação pessoal e profissional de seus jovens e reafirmam o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Fonte: Jornal de Beltrão