Obras em escolas são destaques em Manfrinópolis e Salgado Filho Publicado em

BETO RICHA ANUNCIA INVESTIMENTOS EM MANFRINÓPOLIS.

O governador Beto Richa anunciou nesta quinta-feira (29) a licitação para a construção de uma nova estrutura para o Colégio Estadual São Cristóvão, em Manfrinópolis, na região Sudoeste. O investimento é de R$ 3,5 milhões. Em Salgado Filho, na mesma região, já está em fase de conclusão a reforma no Colégio Estadual Padre Anchieta.

As obras nas escolas foram temas dos encontros do governador com os prefeitos e a população dos dois municípios. Nos eventos, foram repassados recursos para calcário agrícola e aquisição de óleo diesel para máquinas que atuam em estradas rurais. Os municípios recebem, também, tubos de concreto para obras de combate à erosão.

“A obra no colégio São Cristóvão é de grande valia para o nosso município, era muito esperada para melhorar o atendimento aos alunos”, disse o prefeito de Manfrinópolis, Cláudio Gubertt. “Dependemos muito do governo estadual para conduzir nosso município e os investimentos feitos aqui valorizam nossa população”, afirmou ele.

O prefeito de Salgado Filho, Beto Arise, também destacou a obra na área da educação. “Pleiteávamos e reforma no colégio Padre Anchieta há muito tempo. Enfim um governador atendeu e disponibilizou recursos”, disse ele. Foram investidos R$ 273 mil. Outra ação foi na área da habitação. No município há cerca de 50 famílias que moram no campo e precisam de casas. Destas 30 já foram atendidas.

Salgado Filho e Manfrinópolis terão recursos do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios. São R$ 300 mil para cada um. O dinheiro é a fundo perdido e as prefeituras podem investir em projetos escolhidos pela população. Salgado Filho vai construir barracão industrial. Manfrinópolis comprará uma pá carregadeira para agilizar obras municipais.

Além do anúncio de licitação para construção de um novo prédio para o colégio estadual São Cristóvão, no encontro do governador com o prefeito Cláudio Gubertt, foi destaque, também, as ações na área da agricultura. O município recebe R$ 110 mil para aquisição de calcário agrícola para pequenos produtores e mais R$ 33 mil para compra de óleo diesel para trabalhos em estradas rurais.

Pelo programa Compra Direta, o governo adquire produtos de agricultores do município e os repassa a nove entidades sociais. Manfrinópolis recebeu o equivalente a R$ 48 mil em tubos de concreto para obras de combate à erosão. Foi anunciado convênio para implantação de um sistema de abastecimento de água na Linha Santo Antônio. O investimento é de R$ 123 mil.

Outras ações em Manfrinópolis são as melhorias nas linhas de distribuição de energia, a instalação do Telecentro Espaço Cidadão e a entrega de uma viatura para a Polícia Militar.

Na área da habitação, o investimento é de R$ 1 milhão no município. Já foram entregues moradias para 35 famílias da área rural e há 15 outras em obras.

Participaram dos eventos em Salgado Filho e Manfinópolis os deputados estaduais Ademar Traiano, Caíto Quintana e Rose Litro.

Fonte: aen.pr.gov.br